Skip to content
CONSULTA PÚBLICA 1 DE DEZEMBRO DE 2021-15 DE FEVEREIRO DE 2022

Minuta de Declaração de Consenso sobre Créditos de Carbono de Alta Qualidade de Florestas Tropicais

Orientar a demanda corporativa para melhorar a integridade e o impacto dos créditos de carbono de florestas tropicais.

Minuta de Declaração de Consenso

 

English EspañolFrançais |  Bahasa Indonesia

NOSSO OBJETIVO

Nossas organizações estão participando de um processo colaborativo para atender ao crescente interesse corporativo nos créditos de alta qualidade relativos às reduções de emissões e remoções de carbono em florestas tropicais. Essa iniciativa, facilitada pelo Instituto Meridian, busca distinguir os vários tipos de créditos de carbono florestal e direcionar o mercado para créditos com alta integridade social e ambiental, por meio da elaboração de diretrizes para empresas interessadas em comprar créditos de carbono no mercado voluntário de carbono. (Observação: Nosso escopo atual não inclui várias questões cruciais interrelacionadas, como reivindicações de créditos de carbono e políticas de preços.)

VALORES FUNDAMENTAIS

Os créditos de carbono devem complementar, e não substituir, a descarbonização intensiva por parte das empresas. Esses créditos representam apenas um dos vários caminhos para que as empresas acelerem as reduções globais de emissões e ajudem a proteger e restaurar as florestas tropicais. No entanto, dada a demanda crescente nos mercados voluntários, concordamos que diretrizes sobre créditos de carbono de alta qualidade são urgentemente necessárias e justificam esse enfoque.

Os programas e projetos que fornecem créditos de carbono de florestas tropicais devem cumprir rigorosos padrões de qualidade ambiental, além de apoiar a participação plena e efetiva dos povos indígenas e comunidades locais, respeitando plenamente seus direitos e distribuindo a eles uma parcela equitativa dos benefícios. A compra de créditos de carbono de alta qualidade deve ser limitada àqueles que atendam a critérios rigorosos.

VERSÃO PRELIMINAR DAS DIRETRIZES PARA EMPRESAS

Após vários meses de intercâmbio de diferentes experiências e perspectivas, nossas organizações elaboraram uma Minuta de Declaração de Consenso sobre Créditos de Carbono de Alta Qualidade de Florestas Tropicais.

Estamos buscando colher opiniões e comentários das várias partes interessadas sobre nossa minuta de Declaração de Consenso para garantir que as diretrizes para empresas sejam amplamente apoiadas, claras, objetivas e práticas. Pretendemos avaliar essas contribuições e emitir a versão final da Declaração de Consenso após o encerramento do período de consulta, em 15 de fevereiro de 2022. Em seguida, daremos início a uma segunda fase de trabalho para fornecer diretrizes mais detalhadas. O escopo e a organização desse trabalho refletirão as contribuições recebidas durante esta consulta.

Perguntas

Se você deseja obter mais informações sobre a Minuta de Declaração de Consenso sobre Créditos de Carbono de Alta Qualidade de Florestas Tropicais, por favor utilize este formulário para enviar as suas perguntas.